OCA – Sistemas Ópticos de Medição de Ângulo de Contato e Análise de Contorno

Os sistemas ópticos de medição de ângulo de contato e análise de contorno da série OCA da consagrada marca alemã, Data Physics, são instrumentos com dispositivos ópticos de alta precisão para a medição de parâmetros e fenômenos interfaciais com ampla gama de acessórios e controle intuitivo de software poderoso de análise.
A análise óptica de gotas pendentes em uma agulha dosadora ou colocadas em uma superfície sólida facilita a determinação de diferentes parâmetros superficiais e interfaciais. O ângulo de contato que uma gota de líquido estabelece em uma superfície sólida caracteriza o comportamento de umedecimento do sólido com o referido líquido.
Tendo medido os ângulos de contato de vários líquidos de teste, a energia da superfície do sólido pode ser determinada e a última pode ser usada para calcular o trabalho de adesão de diferentes líquidos.
A medição confiável e experimentalmente robusta do ângulo de contato ajuda no desenvolvimento de revestimentos de superfície, materiais compósitos, tintas e vernizes ou agentes de limpeza. Em resumo: a medição do ângulo de contato ajuda em todas as situações em que sólidos e líquidos se encontram e a vantagem é obtida pelo controle das propriedades de umedecimento e adesão.
Dependendo das necessidades específicas de cada necessidade, temos o melhor equipamento e configuração que irá se encaixar perfeitamente em sua aplicação.

Para maiores detalhes entre contato conosco ou veja o catálogo da linha OCA com seus modelos e diferenciais na aba “catálogo digital”

Disponíveis nos modelos:
OCA 15 EC
OCA 15 LJ
OCA 25
OCA 50
OCA 50 EC
OCA 200

Acesse o link abaixo para a aplicação correta desse equipamento para o segmento de mercado.
https://www.dataphysics-instruments.com/application/notes/