DCAT – Sistemas de Medição Dinâmica de Ângulo de Contato e Tensiômetro

Os dispositivos dinâmicos de medição de ângulo de contato e o tensiômetro da série DCAT são dispositivos universais de medição para medição baseada em força de parâmetros e fenômenos interfaciais os quais podem ser analisados em poderosos modelos de softwares também disponível para essa linha de instrumentos.
A tensão superficial atua para contrair e minimizar qualquer superfície líquida. Se uma superfície está sendo ampliada pela formação de uma lamela líquida, como um corpo de teste, como uma placa Wilhelmy ou um anel Du Noüy, está em contato com ela, a tensão superficial exerce uma força de tração que pode ser medida. Dentro de um tensiômetro, essa força é medida por um sistema de pesagem de alta precisão e, portanto, a tensão superficial do líquido pode ser calculada.
Usando um tensiômetro, também a tensão interfacial entre dois líquidos pode ser medida com a ajuda de um corpo de teste. Como a tensiometria é baseada em medições de força, não é necessário, em contraste com a análise óptica das gotas pendentes, que um dos líquidos seja transparente ou que o índice de refração seja diferente entre os dois líquidos. Portanto, a tensiometria é, em muitos casos, uma alternativa útil para a medição óptica de tensões superficiais e interfaciais.
Dependendo das necessidades específicas de cada necessidade, temos o melhor equipamento e configuração que irá se encaixar perfeitamente em sua aplicação.

Para maiores detalhes entre contato conosco ou veja o catálogo da linha DCAT com seus modelos e diferenciais na aba “catálogo digital”.

Disponíveis nos modelos:
DCAT 9 / 9T
DCAT 15
DCAT 25
DCAT 25 SF

Acesse o link abaixo para a aplicação correta desse equipamento para o segmento de mercado.
https://www.dataphysics-instruments.com/application/notes/